Berçário ao Pré
A primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando ação da família e da comunidade.
Constituem objetivos do ensino de educação infantil:
Proporcionar condições para que o educando desenvolva os aspectos cognitivos, sócio-afetivos, perceptivos e motores, respeitando seu processo de maturação.
Dar ao educando condições para que possa, diante de situações que lhe são apresentadas, generalizar experiências vividas.
Proporcionar ao educando o seu desenvolvimento individual
para que possa adquirir autonomia, confiança e espírito de cooperação;
Oferecer estímulos adequados para que a criança desenvolva habilidades, através do desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, social e afetivo.
Desenvolver no educando a responsabilidade pessoal e a compreesão que favoreçam o desenvolvimento harmonioso da personalidade.
1º ano, 2º ano, 3º ano, 4ºano e 5º ano
O Ensino Fundamental destina-se à formação da criança visando ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania, variando em conteúdos e métodos segundo as fases do desenvolvimento dos alunos.
Os objetivos do ensino fundamental deverão convergir para os fins mais amplos da educação, expressos pela lei de diretrizes e
bases da educação nacional (lei nº 9394)
O Ensino Fundamental I tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
O fortalecimento dos vínculs da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assente a vida social.
6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
O Ensino Fundamental destina-se à formação do pré-adolescente:
Visando ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania, variando em conteúdos e métodos segundo as fases do desenvolvimento dos alunos.
Os objetivos do ensino fundamental deverão convergir para os fins mais amplos da educação, expressos pela lei de diretrizes e
bases da educação nacional(lei nº 9394)
O Ensino Fundamental II tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
O fortalecimento dos vínculs da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assente a vida social.